Carboidratos são polihidroxialdeídos, polidroxicetonas ou substâncias que liberam esses compostos por hidrólise.
Suas principais funções são:
- Energética: constituem a primeira e principal substância a ser convertida em energia calorífica nas células, sob a forma de ATP. Nas plantas, o carboidrato é armazenado como amido nos amiloplastos e na raiz da planta; nos animais, é armazenado no fígado e nos músculos como glicogênio. É o principal combustível utilizado pelas células no processo respiratório a partir do qual se obtém energia para ser gasta no trabalho celular.
- Estrutural: determinados carboidratos proporcionam rigidez, consistência e elasticidade a algumas células. A pectina e a celulose compõem a parede celular dos vegetais. A quitina forma o exoesqueleto dos artrópodes/ insetos. Os ácidos nucléicos apresentam carboidratos, como a ribose e a desoxirribose em sua estrutura. Entram na constituição de determinadas estruturas celulares funcionando como reforço ou como elemento de revestimento.
De forma geral,os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo,pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.
Os carboidratos são classificados em:
Monossacarídeos: um único monômero de polihidroxialdeído ou polihidroxicetona.
Oligossacarídeos: de 2 a 6 unidades de carboidratos unidos por uma ligação glicosídica.
Polissacarídeos: de 7 a milhões de unidades de carboidratos unidos por uma ligação glicosídica.
Dentro dos polissacarídeos podem ser:
homopolissacarídeos: constituído de apenas 1 tipo de carboidrato.Têm função de reserva; Servem como forma de armazenamento do polissacarídeo empregado como combustível pela célula.
Exemplos: Amido; Glicogênio; Celulose e Quitina.
A cadeia pode ser linear ou ramificada.
heteropolissacarídeos: constituído de mais de 1 tipo de carboidrato.Fornece suporte extracelular nos organismos de todos os reinos naturais; É responsável pela resistência e flexibilidade das cartilagens e tendões.
Exemplo: ácido hialurônico.
A cadeia pode ser linear ou ramificada.